Mini coelhos Mococa-SP

Divulgação e vendas de coelhos exóticos

Vegetais, frutas e hortaliças que seu coelhinho pode comer

em 6 de fevereiro de 2012

Os coelhos são animais herbívoros, não devemos alimentá-los com nada que fuja da dieta de um herbívoro.

A ração e os vegetais são os principais alimentos de seu coelho, sendo que, vegetais, frutas e verduras devem ser 25% da alimentação e dados apenas 1 vez ao dia.

Hortaliças que seu coelho pode comer (hortaliças apenas de folhas escuras):

  • Couve (1 folha pequena)
  • Almeirão (1 folha)
  • Espinafre
  • Folhas de brócolis (1 folha pequena)
  • Chicória (1 folha)
  • Rúcula
  • Ramagem de cenoura e de beterraba

Vegetais que seu coelhinho pode comer (devem ser crus e de preferência verdes escuro):

  • Vagem (1 unidade)
  • Pepino (1 rodelinha)
  • Jiló (1/2)

Frutas que seu coelhinho pode comer:

  • Maçã (1/4)
  • Banana (1 rodelinha)
  • Pêssego (1/3)
  • Miolo de abacaxi
  • Pêra

Seu coelhinho NUNCA deve comer:

  • Alface (causa diarreia)
  • Tomate (causa diarreia)
  • Batatas
  • Leguminosas secas (feijão, milho, soja, etc)
  • Restos de comida
  • Frutas cítricas
  • Temperos (salsinha, etc)

 

Dicas importantes:

  • Feno (deixe sempre à vontade): O feno beneficia o sistema digestório do seu animal, previne enfermidades como bolas de pelos no estômago, diarreia e obesidade e ainda ajuda no crescimento correto e na manutenção dos dentinhos do seu coelho. Por isso… NUNCA deixe faltar feno à sua mascote! Mas onde encontro? Normalmente em agropecuárias, que lidam com alimentação para animais de grande porte.
  • Alfafa peletizada ou em cubos: Alfafa em cubos ou ramas. Oferecer 1 cubinho apenas ou duas colheres de sopa, 1x por semana. Auxilia na digestão, melhora o pelo, complementa a alimentação e ajuda a evitar bolas de pelo no estômago.
  • Pão duro: Para desgastar os dentinhos – um fatia – 1x por semana;
  • Água fresca: Deixar água fresca sempre disponível  é fundamental. O ideal é um bebedouro externo à gaiola, para evitar que o coelho se molhe ou suje a água.

ATENÇÃO:

  • Se o seu coelhinho estiver ficando gordo, reduza a ração e aumente o feno e os vegetais/fruta.
  • Se oferecer comida toda a hora para o coelho, ele comerá mesmo sem estar com fome e isto desbalanceará sua dieta, podendo provocar indigestão e levá-lo a morte.
  • Não deixe verduras molhadas, na gaiola, por mais de 24hs para evitar que fermentem. O mesmo vale para a ração, o comedouro deve estar totalmente seco e limpo.
24 responses to “Vegetais, frutas e hortaliças que seu coelhinho pode comer

  1. daniele disse:

    a minha coelhinha só quer saber de comer cenoura e folhas tipo rúcula almeirao e couve,ela nao come de jeito nenhum a raçao,de nenhuma marca,ela parece saudavel,e gosta de feno e capim.tem problema?o que eu faço praela comer a raçao??/?

    • naturologia disse:

      Olá Daniele
      Não tem problema ela comer hortaliças feno e capim (desde que sejam os liberados para coelhos). Mas a ração também é importante. Seria interessante diminuir um pouco as outras coisas e deixar mais a ração à disposição…pelo menos até ela começar a comer a ração…. Um abraço

  2. maria eduarda disse:

    meu casau de coelhos só comefolhas verduras e ração ea femia ta´gravida ela pode comer isso?

    • naturologia disse:

      Esta é a alimentação ideal para os coelhos Maria Eduarda. Apenas não esqueça de dar também feno para ajudar a regular o intestino dos coelhinhos e evitar bolas de pelo no estômago. As folhas eu recomendo que você dê uma olhada no nosso blog quais são as permitidas, pois algumas podem fazer muito mal para seus coelhinhos, por exemplo: alface.

  3. laise disse:

    gostaria de saber se capim braquiária é bom p/ mini coelho.obrigada

    • naturologia disse:

      Olá Laise, eu nunca dei o capim braquiária para meus coelhos, os meus comem ração (presence), frutas e legumes permitidos e feno. Mas o capim Braquiária não faz mal para o mini coelho não, apenas evite excessos. Um abraço

  4. Kevin Pres Tavares disse:

    Olá, eu sou praticamente um técnico em agropecuária e sei praticamente tudo sobre coelhos, a única dúvida que venho lhe pedir é se: Eu posso dar a banana inteira ou 1 (um) pedacinho por vez para meu coelho.
    Obrigado desde já.

  5. Kevin Pres Tavares disse:

    Claro quando precisar da minha ajuda é só pedir, vou sempre estar à disposição

  6. marisa lopes disse:

    Olá tudo bem? eu posso oferecer mamão pro meu coelhinho? eu ganhei ha 2 dias ( so ele tem cerca de 1 a 2 meses de vida) e nao sabia mt o que oferecer de alimentação diária pra ele. sempre deixo disponivel capim, agua… estou indo urgentemente comprar algumas frutas.
    -Observei que frequentemente ele faz coco, é normal? e o pior que em cima do meu sofa, como faço pra treina-lo?
    Essas sao poucas das milhares de dúvidas que tenho, agradeço desde ja pelas dicas dadas no post e se puder me ajudar.
    um abraço!

  7. Roana disse:

    Oii eu dei um tomate ao meu coelho, o que pode acontecer com ele?

  8. Larissa Bogres disse:

    -

    Ola, tudo bem? Meu nome é Larissa e eu tenho uma coelhinha. Ela tem quatro meses. Para a alimentação dela eu dou cenoura, couve, alfafa em ramos ou em cubos e comecei a dar banana (ela gosta bastante) e a ração. A minha dúvida é de se estar certa essa alimentação, e se a alfafa é o mesmo que feno.

    Aguardo resposta. Fico no aguardo.

    • naturologia disse:

      Olá Larissa, é uma boa alimentação a que vc esta fornecendo para a sua coelhinha, vou apenas fazer algumas observações para melhorar ainda mais:
      1º Cuidado com frutas, dê no máximo 2x na semana por causa do açucar;
      2º Agregue uma boa ração na alimentação da sua coelhinha (sem hormônios), é ração para pet e não para coelho de abate;
      3º Alfafa não é a mesma coisa que feno, alfafa é mais forte e precisa ser dado apenas 1x na semana, já o feno pode ser deixado a vontade.

      Espero ter ajudado,
      Tudo de bom para vc e sua coelhinha… e se quiser nos envie uma foto sua com ela e um resuminho de como é a sua coelhinha para publicarmos aqui.

      Um abração

      • Larissa Bogres disse:

        Nossa, obrigada pela atenção e por todo carinho… Infelizmente não me atentei a resposta, até porque todos os comentários que deixo em “blogs” eu sempre sou ignorada.
        A banana eu dou pouco, a doutora com quem a #Lia passa me deixou a par da situação do açúcar.
        Eu não sei se a ração que estou dando a ela é a melhor. A doutora disse para eu variar sempre e me disse o nome de algumas que ela dá para os dela. Minha coelha come muito bem, e eu acho que ela está bem gordinha! Agora ela já passa de um ano <3
        Realmente vejo que a urina e as vezes se alteram quando dou alfafa, até porque quando eu comprava eu dava diariamente!
        O que ela come sempre e COUVE, isso pode né?

        Vou selecionar algumas fotos e farei o resumo, acho que nossa relação é um tanto engraçada… Gostaria de melhorar, e tenho certeza que o blog aqui, pode me auxiliar.
        Um abraço e tudo de maravilhoso para o você.

  9. Carla Cristina disse:

    Olá,
    Ganhei um mini coelho holandês de 4 meses. Gostaria de saber se posso dar salsão para ele comer? E quanto devo oferecer de comida para ele porque ele adora verduras como couve, chicória e escarola, e se deixar ele come até 2 folhas de couve manteiga em 5min e ainda pede mais!
    Obrigada e parabéns pelo site!

    • naturologia disse:

      Olá Carla, eu não acho interessante dar salsão para seu coelhinho. Já Couve, chicória e escarola, pode dar, mas não muito, coelhinhos costumam mesmo ser gulosos, você precisa dosar para ele não ficar obeso ou ter problemas gastro-intestinais.
      Um grande abraço

      • Carla Cristina disse:

        Obrigada!
        Descobri que o meu coelhinho adora as folhas da ramagem das cenouras! Estou dosando melhor a quantidade da alimentação!
        Muito obrigada pelas orientações!
        Um grande abraço :-)

  10. Mariana disse:

    Não consigo encontrar feno, o que posso dar pra minha coelha pra ajudar com as bolas de pelo?

  11. Mari disse:

    Não sei alimentar minha coelha direito, quer dizer, não sei o que dar e a hora certa. Antes toda vez que ela acabava com a ração eu já enchia o potinho de novo, ela cresceu bastante e engordou também. Queria saber se você pode me ajudar com a alimentação, dizendo o que dar, em que horário e quantas vezes por semana? Se não for pedir muito! Rs

  12. Sassa disse:

    Bom dia entao tem um coelho abandonado ele vem as 7 da manha e as 7 da noite, e quando ele chega de manha eu dou umas cenourinha e agua pq n tenho mt comida pra dar pra ele e d noite eu dou umas hortaliças e deixo agua pra ele beber e tambem pao duro no meio do dia pq quando eu saio acho que ele sempre vem pq quando eu chego o pao nao esta mais la e so dou 1 x por semana poderia me ajudar nas horas e nos dias ? E no que dar e quando ? Desculpe se estou pedindo muito mas eu nao tenho muita experiencia com coelho . Bjs e obrigada

    • naturologia disse:

      Oi Sassa, tudo bem? Que legal vc cuidar desde coelhinho que nem é seu! Você pode dar para ele folhas de couve, cenoura, pedaços de maçã, de banana, folha de bananeira, folhas de beterraba, beterraba, etc… evite apenas verduras com cor clara, como o alface e tomate (dão diarreia e podem matar o coelhinho!) Existe também uma ração da marca Presence que não é cara e é bom dar para ele todo dia um pouco, dai vc só complementa com as frutas ou hortaliças… mas não vai precisar ficar todos os dias se preocupando se tem as hortaliças em casa. Os horários para alimentá-lo não são tão importantes, apenas tome cuidado para não alimentá-lo muito, coelhinhos são gulosos e podem ter sérios problemas de saúde por excesso de alimentação. Qualquer outra dúvida continue escrevendo. Um abraço.

  13. paulo César disse:

    Adorei Parabéns pelas informações. gostaria de saber se posso dar xuxu pra meus coelhos desde ja obrigado

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

